
Eletricidade
O que é a eletricidade?

A eletricidade é a parte da física que estuda fenômenos que ocorrem devido às cargas elétricas.
No mundo moderno encontramos a eletricidade em todo e qualquer canto, mas a verdade é que ela sempre esteve presente, por exemplo nos átomos e na natureza.
Carga elétrica
Os átomos são feitos de elétrons prótons e nêutrons. Os elétrons (são positivos) e os nêutrons (são neutros) se encontram no núcleo do átomo e não fazem movimentação nenhuma. Os elétrons (são negativos) são responsáveis por sair e ir de um átomo ao outro.
“A única modificação que um átomo pode sofrer sem que haja reações de alta liberação e/ou absorção de energia é a perda ou ganho de elétrons. Por isso, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja nula.” (SÓ FISICA, 2014)
Portanto se um átomo tiver mais elétrons, esse terá carga elétrica negativa, se ele conter mais prótons ele terá sua carga elétrica positiva.


Eletricidade no nosso dia a dia
Há várias formas de perceber a eletricidade ao nosso redor. Algumas experiências simples podem ser feitas.
Se pegarmos um balão e colocarmos ele perto de nossos cabelos, os mesmos irão se arrepiar. Isso é a eletricidade dizendo olá!

Atração e repulsão
Se um objeto tem seus átomos eletrizados ele eletrizado também está. Os objetos podem se eletrizar positivamente e negativamente.
Se dois objetos estiverem eletrizados de forma positiva, eles irão se repelir, o mesmo acontecerá se tivermos dois objetos eletrizados negativamente. Mas se dois objetos estiverem eletrizados de forma contrária eles irão se atrair.

Condutores e isolantes
As cargas elétricas não se propagam em qualquer lugar e nem em qualquer objeto. Existem objetos nos quais elas passam e em outro que a passagem não acontece, mas também temos os materiais que ela passa numa pequena quantidade.
Os materiais que deixam as cargas elétricas se propagarem são os condutores e os que não conduzem são os isolantes. Existem também os semicondutores que passam uma pequena quantidade de cargas elétricas, e também só conduzem os elétrons para uma direção. O melhor condutor elétrico conhecido é o ouro.
Processos de eletrização
Considera-se um corpo eletrizado aquele que não é neutro, ou seja, que tenha mais elétrons do que prótons ou vice-versa. O processo de tirar ou acrescentar elétrons de um corpo para outro se denomina eletrização.
Existem três processos de eletrização:
Por atrito
Por contato
Por indução
A eletrização por atrito ocorre quando dois corpos inicialmente neutros são atritados e um passa eletróns para outro assim obtendo como resultado um corpo negativo e outro positivo.


Na eletrização por contato os corpos ficam com a mesma distribuição superficial de cargas elétricas. Isto significa que se os corpos forem idênticos, eles terão a mesma carga elétrica.
Quando um corpo eletrizado negativamente é ligado à Terra, seus elétrons em excesso escoam para ela, fazendo com que esse corpo fique descarregado ou neutro.
Se o condutor for eletrizado positivamente, ao ser ligado à Terra, os elétrons livres da Terra se deslocarão para o corpo, até que o mesmo seja neutralizado ou descarregado.

Raio
O raio é uma descarga elétrica liberada por duas nuvens, ou entre as nuvens e o solo. Para que o raio aconteça é necessário que as nuvens estejam com íons de sinais opostos. Se os sinais encontram-se opostos a atração é tão grande que ocorre então a descarga elétrica.
Mesmo que o trovam e o relâmpago sejam conceitos diferentes, eles tem origem do mesmo fenômeno o raio.
Para raios
Os raios têm consequências desastrosas e para a proteção contra esses foram criados os para raios.
O equipamento funciona com o princípio físico “o poder das pontas”, segundo o qual as pontas metálicas finas que existem nos para-raios chamam os raios para si, isso acontece já que nessas concentram-se mais cargas elétricas. A descarga elétrica é transportada por um cabo de ligação até a terra.
Cuidados
É preciso se proteger de raios, pois esses podem provocar até a morte. A maior recomendação para se proteger desses e não sair de casa durante tempestades.
Em casa o recomendado é se afastar de tomadas, canos, janelas e portas feitas de metal. É importante não mexer em aparelhos elétricos também.
Corrente Elétrica
Um condutor metálico permite que os elétrons fiquem soltos, mais se conectar o condutor num pólo negativo e em um pólo positivo, os elétrons até então livres iram fazer um movimento ordenado em um sentido. Esse movimento chama se carga elétrica. A corrente elétrica é o deslocamento das cargas elétricas de um pólo ao outro.
Quanto mais elétrons se deslocam na corrente mais intensidade ela tem. Existe uma formula na qual se pode descobrir a intensidade da corrente. A intensidade é descoberta através da divisão de quantidade de cargas elétricas pelos segundos. A corrente elétrica também tem um sentido real que é o qual os elétrons andam, o sentido contrario ao que os elétrons se movimentam é chamado de sentido convencional.

Circuito Elétrico
Circuito elétrico se domina o conjunto de condutores (ligados uns aos outros) e dispositivos elétricos em que uma corrente elétrica consegue se movimentar. Existem dois tipos de circuitos os em série e os circuitos paralelos.
Circuito em série

Circuito paralelo

Diferença de potencial
Os geradores, pilhas e baterias apresentam diferentes capacidades de fornecer energia elétrica. Essa diferença precisa ser medida e para isso criou-se a grandeza física diferença de potencial (ddp), que pode ser encontrada também como tensão elétrica ou voltagem.
Nas tomadas das casas são fornecidos 110 ou 220 volts, dependendo a região, cada aparelho elétrico “pega” o quanto de volts precisa para funcionar.
Resistores
Os resistores são dispositivos que limitam a intensidade elétrica que passa em um circuito. Existem resistores que transformam parte da energia elétrica que passam por eles em energia térmica e esse são muito usados na construção de aquecedores, ferros de passar roupa, em chuveiros elétricos e em outros aparelhos elétricos.
A unidade de resistência elétrica é o ohm (Ω), em virtude ao físico alemão Georg Simon Ohm. Georg criou uma lei onde diz que o quociente da diferença de potencial (U) entre os terminais do resistor pela corrente elétrica que o atravessa é constante e igual à resistência elétrica do resistor (R). Os resistores que se encaixam na lei de ohm são conhecidos como resistores ôhmicos.
THOMAS EDISON
Nascido no dia 11 de fevereiro de 1847, na cidade de Ohio, Thomas Edison foi um inventor, cientista e empresário. Filho de Samuel Edison um canadense de origens holandesas, que era marceneiro, carpinteiro e negociante de imóveis e de Nancy Eliot Edison, uma professora. Ele foi o caçula de sete irmãos.
Thomas viveu até os 84 anos, morreu dia 18 de outubro de 1931, a causa de sua morte foi complicações que ele teve devido diabetes.
A Lâmpada
No dia 21 de outubro de 1879 o mundo parou de ser iluminado por gás, querosene e a óleo incandescente. Surge então a energia elétrica.
Edison era um gênio e por causa da sua genialidade ficou conhecido como Feiticeiro de Melo Park (cidade da Califórnia).
